23 outubro 2008

Cultura Brasileira em forma de pintura

Hoje eu quero apresentar prá vocês a obra de uma artista muito querida e talentosa - Thais Ibañez. Suas obras são muito apreciadas no mundo todo, principalmente na Europa. Algumas de suas telas foram adquiridas por um dos maiores produtores de vinho da região Côte d'Azur no sul da França, mais precisamente em Saint Tropez no Castelo "Château Déffends", dirigido por Xavier Vergès.

Oléo sobre tela - Volta Brasileira, 2008 - 80 x 110

Óleo sobre tela - Negritude do Campo, 2008 - 60 x 90

...

A cultura brasileira em forma de pintura

A arte popular tem as mais variadas manifestações. Elas incluem a cerâmica, o canto e a dança, entre muitas outras. Uma jornada plástica das mais fascinantes é mergulhar nesse mundo do tridimensional e se propor a levá-lo para a tela, onde reina a linguagem dos planos e das cores. Nascida em Diadema, SP, em 1982, a artista plástica Thaís Ibañez percorre essa jornada de maneira muito pessoal. Uma marca registrada é o uso de mulheres com a base arredondada, como ocorre na cerâmica. Esse recurso, associado ao intenso uso da cores quentes, funciona como uma excelente solução para transmitir alegria e espontaneidade.A pintora coloca geralmente em suas imagens algum instrumento de percussão, uma forma de valorizar os ritmos nacionais e de criar, de certa forma, uma identidade visual no seu trabalho. Acima de tudo, predomina sempre a cultura popular como fonte de inspiração e motivação de imagens que remetem ao artesanato. Thaís Ibañez toma a cultura brasileira e lhe dá uma dimensão pictórica. Isso é feito dentro de uma concepção de exaltar aquilo que ela tem de peculiar, como as tonalidades vivas, objetos feitos manualmente e a música, as danças e instrumentos. Desse diálogo, a artista constrói seu imaginário visual e o país sai fortalecido, pois tem sua cultura autêntica homenageada e preservada.


Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

Eu gosto muito! E você?

4 comentários:

THAÍS GOMEZ disse...

Oi Su!!
Obrigada por publicar e divulgar a minha arte no teu blog! fiquei muito feliz!
Um super beijo da amiga Thaís.

Janice disse...

Suka,
achei muito lindos os quadros, alegres...coloridos...
Beijo.

Unknown disse...

Oi Suka, lindos os trabalhos da Thaís. Parabéns, temos que valorizar o artista da nossa terra, temos pessoas que fazem obras maravilhosas!! Precisam de apoio e divulgação! Quanto ao que vc perguntou, como tenho tempo para minhas coisas... não tenho, he, he. Nem eu sei com consigo, viu? Acho que é porque eu gosto muito de fazer minhas artes, então sempre dou um jeitinho de encaixá-las no meu dia a dia, seja a noite, no fim de semana, quando minha filhota (e meu marido) dão um tempinho para mim. E as coisas vão saindo... meu crochê faço sempre em frente a TV, na hora da novela ou de outro programa qualquer. A sacolinha já fica lá no cantinho, quando sento no sofá, já pego a sacola com os trabalhos e vou adiantando o que posso. Um dia fica tudo pronto! E procuro não fazer coisas muito complicadas não. Beijos querida, tenha um excelente fim de semana!!

Unknown disse...

OI Suka, eu pensei em colocar o sofa de canto porque não tem outro jeito de dispor os sofás, tem porta dos dois lados (o1 que dá para o corredor dos quartos e uma outra, bem larga, que dá para a copa/cozinha). O único jeito de colocar os sofás é assim no canto, um do lado do outro e eles nãó estão encaixando direito, acho que ocupa mais espaço. Mas quero um sofá de canto de cor clara, leve e não muito grande (como o da última foto). A sala não é muito grande, é como te falei, os sofás de um lado e as estantes do outro, no meio a passagem. Beijos querida, espero ter esclarecido e aguardo mais dicas.