27 outubro 2008

Bebedor de beija-flor




Todo mundo já deve conhecer a famosa frase: “Não corra atrás das borboletas, cuide de seu jardim que elas virão até você...”
O mesmo vale para os beija-flores.
Dizem que para ter um jardim com beija-flor, a gente deve plantar Camarão-marrom em volta das árvores e nas jardineiras; Camarão-amarelo nos canteiros; Lanterna-japonesa ou Brinco-de-princesa; Asistásias e Lágrima-de-Cristo rosa ao redor dos coqueiros; Asistásias, Arecas e Revilea anã.
Lá em casa não tenho nenhuma delas, mas a nossa primavera (aquela da foto...), sempre recebe a visita de beija-flores, para nosso deleite.
Mas e as tais garrafinhas que atraem beija-flor?
Esqueçam!
Sem flores, poderá sobreviver apenas alguns meses. A fermentação da água com açúcar causa fungos (invisíveis a olho nu) que matam o beija-flor. Provocam infecção bucal e asfixia por inchaço da língua.
...
Este poema eu já publiquei em post anterior, mas repito aqui pois este foi o tema que serviu de inspiração.
...
Bebedor de beija-flor

A flor do beija-flor
– de plástico
natureza morta
- colorida
sacia a sede
engana os olhos
- se engana
alimenta o coração
- de aço
prende o gozo
- no laço
adoça a boca
com o amargo do fel
.
Suka Inglez, do livro Salada de Frutas - todos os direitos reservados

3 comentários:

. disse...

Apreciar e ouvir os pássaros nos traz uma paz tão boa...As coisas simples da vida!

Janice disse...

Suzana,
infelizmente, eu não consigo o passo a passo das garrafas feitas pela Eugenia Kos.
Se conseguir de outra pessoa e for parecido o trabalho eu coloco no blog.
Boa semana.
Beijo.

Unknown disse...

Ou Suka!! Que bom que vc gostou da minha sala, e o vermelhão ficou legl né? Quando olhei todo aquele vermelhor fiquei meio cismada, se não estaria chamativo demais. Mas as meninas têm gostado, e eu também estou gostando bastante agora. Quanto aos bebedouros de beija flor, sei que tem uma água própria para colocar neles que não faz mal para os passarinhos. Mas o ideal é mesmo investira nas flroes que atraem os bichinhos, é mais natural e com certeza muito mais bonito! Beijso querida, tenha uma ótima semana.