06 novembro 2008

Vocês já comeram Ora-pro-nobis?


Foto: Saulo Mazzoni


A familia do meu marido é mineira, de São João del Rei e foi de lá que ele trouxe uma muda de Ora-pro-nobis que a gente usa muito para refogados, saladas, etc... Além de ser super nutritiva, nos presenteia com essas maravilhas aqui registradas pelo clic do maridinho. As flores são de uma delicadeza sem igual!


Prá quem não sabe...

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata miller), do latim "ora por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira, com folhas. Tem grandes espinhos podendo ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. A propagação se dá por estacas. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: rogai por nós... O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc (1580-1637). Já o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha. É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se o orégano, a folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate a fome

Uma planta rica em proteínas que pode minimizar a fome do Brasil. É um cactos trepadeira que apresenta folhas suculentas e comestíveis, tem flores lindas (brancas) que duram apenas um dia. Tem 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. Passa ao alimento bela cor verde inclusive em pão e macarrão, enriquece saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas e o arroz-com-feijão.

.
.
.

5 comentários:

Amábile disse...

marido tb é de SjDR e adivinha o que eu tenho plantado no jardim , só não sabia que dava uma flor tão bonitinha
bj

Janice disse...

Menina,
eu sou mineira e nunca comi!!!
Dizem que é muito bom mas, ainda não tive oportunidade de experimentar.
Beijo.

Unknown disse...

Oi Suka, eu já comi (aqui em Minas é tradição) e é deliciosa com angu, carne moída, um feijãozinho. Muito gostoso. Só não tinha visto ainda a flor dela, é muito delicada! Beijos e tenham um lindo final de semana!!

Suelly Marquêz disse...

Suka,a mestre das plantas organicas ocultas mineiras se aflora, é
o que tem em Minas de bom, vitamina concentrada, e assim como as folhas da mandioca, supre as proteinas, tenho uns cnateirosna fazenda, e todos aproveitam e levam mudas, parabens!

OuroVerdeSuculentas disse...

Olha só! Minha mãe tem um pé dessa plantinha. Só não a tenho por causa das agulhas. Criança pequena e animais domésticos não combinam com cactos e espirradeiras... :D

Xêro